Vamos falar sobre Business Intelligence, por Marcelo Pereira
Apesar de muito comentado hoje em dia, você sabe como aplicar o BI no seu dia-a-dia, melhorar seu processo de gestão e consequentemente melhorar seus resultados.
De forma bem direta, vou exemplificar quatro necessidades que todos nós gestores temos e de que forma o BI pode nos auxiliar atendendo a essas necessidades. Certamente você se verá em pelo menos três dessas necessidades:
Necessidade 1) Acompanhamento dos principais indicadores de negócio: Todos nós temos necessidade de acompanhar diversos indicadores das nossas áreas, como por exemplo: rentabilidade, margem, taxa de conversão da equipe comercial, taxa de crescimento de novos leads, tempo médio de resposta ao cliente, etc…
Mesmo sem ter uma solução de BI, nós já conseguiríamos ter a resposta da grande maioria desses indicadores. Certo?
O problema aí é o tempo que isso nos toma para chegamos a essas informações. Imagina se precisarmos saber disso semanalmente ou diariamente… Impossível, não?
Uma solução de BI possui o recurso de dashboards para que os principais indicadores de determinadas áreas possam ser acessados de forma instantânea com informações sempre atualizadas.
Importante também que os dashboards possam ser interativos e possam ser acessados até mesmo através de aplicativo móvel. Dando mais flexibilidade e gerando mais oportunidades de aproveitamento do tempo do gestor.
Necessidade 2) Ser notificado quando algo sai da curva de valores esperados: É muito importante que todos nós sejamos notificados previamente quando acontece algo inesperado para que possamos reagir e corrigir a tempo. Correto?
Se você não possui um BI onde você pode facilmente configurar limites de alerta e crítico para seus indicadores e ser alertados de forma automática quando esses ultrapassarem esses limites, você precisará gastar com um funcionário para fique apenas monitorando seus indicadores e lhe avise quando algo de diferente acontecer. Afinal, você não pode ser pego desprevenido, né?
Imagina o custo disso?
Com uma solução de BI robusta, você consegue configurar alertas automáticos sobre seus indicadores. Isso é o máximo, não?
Necessidade 3) Ter respostas rápidas para situações do dia-a-dia não previstas: A todo tempo somos questionados e obrigados a dar respostas prontamente como se tivéssemos todas as respostas à mão. Concorda?
Vez ou outra me perguntam: Porque não batemos a meta “X” nesse mês?, Qual o perfil do cliente ideal?, Porque a produção nesse mês foi menor do que no mês passado?, etc…
Na boa, se você não tem um BI, essas respostas hoje são dadas totalmente no feeling. Não é não? Feeling é o chamado: “Assopra para ver onde está o vento e chuta….”
Quando se possui uma solução de BI, as respostas são concretas e baseadas em dados.
Uma boa solução de BI deve ser capaz de lhe proporcionar de forma fácil e rápida chegar a qualquer informação existente em suas bases de dados.
Com o uso do BI na empresa, um novo ciclo de gestão inicia-se. A chamada “Cultura da Informação” onde tudo passa a ser fato e não sentimento.
Necessidade 4) Ter maior engajamento dos colaboradores em relação às metas corporativas: Certo, todos sabemos os colaboradores são os maiores ativos de uma organização. Mas como fazer para engaja-los mais e melhor em relação aos objetivos estratégicos da empresa?
Muito simples: GESTÃO À VISTA.
Uma solução de BI completa deve possibilitar a você colocar painéis de informações em TVs mantendo os números sempre atualizados e de forma que todos possam acompanhar de uma só vez.
Você pode optar por mostrar a performance individual de cada colaborador ou não.
Importante é que todos estejam alinhados e acompanhando o rumo da empresa.
E aí, gostou do material?
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Até a próxima!